Solanin – Um mangá que faz a gente pensar sobre a vida

Padrão

Solanin – Um mangá que faz a gente pensar sobre a vida

banner solanin

Do famoso Inio Asano, Solanin é um mangá que te fará questionar suas escolhas.

Os jovens Meiko e Taneda namoram há seis anos e se veem em um momento em que estão vivendo por viver. Tudo se resume a trabalhar, conseguir dinheiro e pronto. Sem ter um objetivo ou estar fazendo algo que dê gosto de fazer. Meiko resolve um dia mudar isso. Pede demissão e começa a ver o mundo com outros olhos.

solanin-group

“Você é feliz?”

É essa cutucada que você percebe nas entrelinhas do mangá enquanto você o lê.

O mangá nos mostra o dia-a-dia de Meiko e Taneda, ambos na casa de uns vinte e poucos anos que há tempos levam a vida por levar. Os dois odeiam o trabalho que têm, tudo se resume a conseguir dinheiro e voltar para o trabalho novamente. Isso até que um belo dia Meiko resolve jogar tudo para o alto e pedir demissão. E assim é que o ‘diálogo’ do mangá se inicia.

solanin

O mangá todo se resume  a, basicamente, mostrar o passar dos dias na vida cotidiana dos dois logo a pós a demissão de Meiko. Como eles vivem, os atritos entre os dois, o relacionamento entre eles. Ao mesmo tempo vemos a vida de mais três de seus amigos da época da faculdade, estes que também se deixaram ser levados pela vida sem reagir.  Falando assim, parece ser algo muito massante e sem graça o mangá, certo? Para quem for ler bem por cima e esperando um plot incrível e empolgante, sim. Mas muita coisa é dita sem ser mostrada diretamente na história.

Assim que Meiko inicia sua vida de desempregada, ela começa a pensar mais sobre alguns detalhes da sua vida e a passar por uma mudança interna com isso. Indagações brotam a partir daí. Por que ela estava em um trabalho que odiava? Por que as pessoas se deixam levar pela maré, trabalhando incessantemente sem objetivo nenhum, que muitas vezes, assim como ela o fazia, odeiam o trabalho e são totalmente infelizes nele? Porque isso é tão normal? Por que isso não muda? Por que as pessoas não mudam e começam a ir atrás do que realmente querem e do que realmente tem vontade? Vai dizer que você nunca pensou nisso, ou se viu numa situação semelhante?? – não mente pra mim! :v  

Solanin-Meiko-Crying

Indagações que nem essas são feitas em outros momentos do mangá. Um dos amigos deles cuida do negócio da família, já que depois que os pais falecerem quem vai seguir com o negócio é ele. Mas é isso mesmo o que ele quer? Era nisso que ele queria gastar o tempo pelo resto da vida?  Meiko sempre soube que o sonho do seu namorado era ter uma banda. Desde a época da faculdade ele e aquele grupo de amigos costumavam se juntar para tocar, por pura curtição. Aí ela joga a ideia: por que você não investe nisso? Era o que ele queria mesmo, por que não ir atrás?

Foi necessário essas mudanças bruscas para cair a ficha desse pessoal e eles resolverem correr atrás de um sonho em comum.

solanin-capas-1-2

Solanin foi muito bem recebido pelo público e recebeu alguns prêmios como melhor quadrinho na época de seu lançamento, além de depois surgir uma live-action desse titulo também. No Brasil, quem trouxe o mangá para nós foi a Editora L&PM em dois volumes. Por mais que a história pareça simples, ela não é. É daquele tipo de obra que te faz ficar pensando, pois as perguntas que o personagem se faz, você sente que são feitas a você também. Você é mesmo feliz, com o que você faz agora? Você se sente pleno e feliz com a pessoa que você tem ao lado? Era isso o que você pensava para o seu futuro? Você é quem e o que você queria ser?

 Já ouvi de alguns que você precisa ter passado de certa idade para poder captar tudo o que o mangá tem a dizer. Que precisaria passar por certas coisas para entender algumas dessas situações. Na época que eu li Solanin eu já havia passado dessa época e admito,  recebi vários tapas na cara durante sua leitura.

Pode não ser um mangá apreciado por todos…Quando bem absorvido, ele te faz filosofar, se não, não passa de uma historinha contando os dias de jovens amigos se jogando com a cara e a coragem em uma ideia que muitos considerariam absurda. Então tente ler com a mente aberta, ok?

 Solanin - 02

Autor(a):  Deiamii

DÉIAMIIDéi

DÉIAMII

Autor:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s